sexta-feira, 16 de março de 2012

Viagens - A Grande Muralha da China





A Grande Muralha da China construída ao longo de cerca de dez anos, depois de 220 a. C., pelo primeiro homem a governar uma China unida, o feroz déspota Qin Shi Huangdi. 

Qin Shi Huangdi recrutou um exército de camponeses, soldados, condenados e prisioneiros, diz-se que foram  300 mil os homens que trabalharam arduamente na grande construção. A muralha serpenteava ao longo de cumes e encostas de montanhas, atravessando desertos e pântanos, e foi construída com terra revestida a tijolo sobre fundações de pedra.

Reza a lenda que um feiticeiro disse ao imperador que a muralha não ficaria de pé a não ser que wan - que também quer dizer 10 mil - fosse(m) enterrado(s) nela. O imperador encontrou um homem chamado Wan e mandou-o matar e enterrar na muralha. Ao que parece, vários milhares das pessoas que trabalharam na muralha morreram durante a construção e os seus corpos serviram para cimentar a muralha. é por isso também apelidada de o mais comprido cemitério do mundo: a Muralha das Lágrimas.



A Grande Muralha estende-se desde as proximidades do golfo de Bohai, a nordeste de Pequim, através do Norte da China e ao longo do deserto de Gobi. Os números do seu comprimento total variam em centenas de quilómetros, devido às inúmeras reconstruções. A muralha serpenteia e contorce-se sobre si mesma. Em alguns locais há duas muralhas paralelas e numerosas derivações que podem ou não ser contadas. Um número oficial recente apontava para 6350 quilómetros, mas em 1990, um viandante Chinês terá percorrido todo o comprimento da muralha e o seu podómetro indicava uma distância de 6700 quimlómetros.


A China cada vez me fascina mais, desde a comida, à história, às tradições até à música. Um país longínquo,diferente, com tanto para descobrir, que causa uma curiosidade tremenda em mim. Talvez um dia... oh um dia... tenha a oportunidade de o visitar e de percorrer a Grande Muralha, que para mim é uma das mais imponentes construções que durou séculos e que continuará a reinar durante muitos mais na Terra.


Sem comentários: